segunda-feira, 29 de maio de 2006

Saudades

Hoje me sinto saudosista...
Vi em um desses vídeos de motivação empresarial, que um professor nos apresentou em aula, que não devemos viver do passado.. que devemos sempre nos focar no futuro e viver o presente..
Falar é mmmmmuito fácil! Muito mesmo! Agora fazer é que são elas...
Como não se recordar dos amigos que ficaram no passado? Se agirmos como o instrutor motivacional diz jamais ligaremos para nossos amigos, familiares e outras coisas mais.... afinal de contas eles não estão conosco todos os dias... muitos amigos, primos, tios, fizeram parte real de nossas vidas enquanto ainda éramos crianças.... enquanto adolescentes... Mas depois que nos tornamos adultos, fomos estudar em outros lugares, depois o primeiro emprego nos levou para longe... longe de tudo e de todos que conhecemos, lá fizemos novas amizades.... outros contatos... adotamos pessoas como pais e mães (é, porque tirando a hipocrisia, é exatamente isso que fazemos quando estamos longe de casa... vemos os pais de nossos amigos, ou uma pessoa mais velha como conselheira de todas as horas e acabamos por transformá-los em nossos segundos pais, em quem confiamos todas as nossas dores e aflições). Se pensarmos de forma motivacional, não devemos, depois disso, nos comunicar nem com os nossos pais!
Claro, concordo plenamente quando se diz que viver do passado não nos leva para frente, não nos faz enxergar o futuro... nos prende em algo que já se foi e passamos a viver de ilusões.
Mas o passado não pode ser descartado dessa forma... São com os erros do passado que aprendemos e precisamos sempre relembrar para não cometer novamente no futuro, e no presente.
Mas o passado não nos trás só lições, as quais podemos aproveitar... Uma vez li ou ouvi em algum lugar, que não me recordo neste momento, que diz que relembrar o passado é revive-lo novamente.... é viver aquilo de novo...Muitas e muitas vezes precisamos reviver de novo.... precisamos reviver amigos, situações... Ver pessoas que não podemos mais ver por "N" motivos.... Precisamos disso para continuar a viver bem.... para podermos pensar em futuro e viver feliz no presente... Lembrar de fatos que nos foram importantes no passado, e que provavelmente não teremos mais... não daquela mesma forma, nos faz querer querer que coisas como essas aconteçam de novo no futuro, para que possamos ter as mesmas sensações. Sentir tudo aquilo novamente... mesmo que a lembrança traga consigo situações fantasiosas, criadas com o tempo. Tudo isso é muito importante para cada um de nós.
Hoje estou saudosista... hoje quero fazer as mesmas coisas que fazia a pouco tempo atrás... Bom, pouco tempo para mim, pelo menos (rs)
Me lembrei da sensação de andar de skate! (sim, eu andei de skate... cai muito!) Gostaria de voltar a fazer as minhas estripulias com meu patins de 4 rodas, em paralelas! Como eu gostaria de voltar a jogar basquete, vôlei! Como eu amo vôlei! E cavalgar então... nossa! Quanto tempo eu não faço isso! Ainda bem que meu pai vendeu o bichinho, porque a essa altura ele estaria super estressado, na baia de algum Haras da região, por não ser cavalgado nunca!
E andar de bicicleta então? Eu tinha enjoado de andar de bicicleta, sabia? Agora que bicicleta é apenas bike, me deu vontade de novo... mas a falta de tempo e o desânimo me impedem de pedalar.
Quando eu vejo uma reportagem de esportes radicais me lembro de todas essas coisas e tenho vontade de fazer de novo, e de novo e ir muito além.... Quero fazer rafiting, boia cross, mergulho em Fernando de Noronha, acampar no mato ou na praia ou nos dois lugares se der, entre outras coisas mais.
Quero ver o sol nascer, como fazia antes na faculdade... Quero cantar em torno de uma fogueira ou na beira de uma praia com a luz da noite! Quero continuar a rir até que todos os meus musculos se contraiam e me falte o ar para respirar!
Decidi que irei fazer tudo isso, e ainda será esse ano, para isso estou amealhando "soldados" (amigos) encararão essa jornada comigo, e tenho obtido êxito no recrutamento, até aqui!
Até já comprei uma barraca!
Porque quero fazer tanta coisa? Porque é preciso se ter projetos.... porque é importante planejar.... porque é preciso ter objetivos claros para o futuro... porque é essencial na vida realizar sonhos...
E principalmente porque é preciso, muito bom e saudável, que se tenha muita história no passado para ser lembrada no futuro!