domingo, 14 de maio de 2006

Propriedade Intelectual

Você já recebeu uma proposta indescente?
Alguém já quis se apropriar das suas idéias? Já te ofereceram dinheiro por isso?
Eu recebi uma proposta dessas ontem...

Fiquei pensando em quão otária eu posso ser se aceitar, e em quão otária é a pessoa que se sujeita a pagar por sua participação, por acreditar na lei do menor esforço, sem pensar no perda de conhecimento que poderia obter, algo que poderia acrescentar profissionalmente.
Até o momento não sei se seria esperto da minha parte colocar um preço em meu trabalho... e se esse preço seria o justo... afinal toda a pesquisa será minha. Terei que me virar sozinha e no fim ainda colocar o nome de uma pessoa que não gastou nem um minuto do seu tempo para elaborar o trabalho..... Qual o valor justo nesse caso? R$1.000,00? R$2.000,00? R$600,00? R$850,00?
Eu realmente não sei...
Mas independente de valor ainda existe a questão ética.... Não é ético da parte da pessoa se propor a isso.... E é ético da minha parte aceitar essa proposta?
Eu seria ética em permitir que essa pessoa obtenha êxito na compra do meu trabalho? Seria ético comigo mesma?
E se meu trabalho ficar muito bom? Terei que dividir eternamente os "louros" com alguém que não teve participação nenhuma.
Eu conseguirei viver com isso?
Por outro lado, se o trabalho for ruim, o que eu acredito que não aconteça, terei em quem por a culpa!
Realmente, permanece a dúvida... a Propriedade intelectual tem preço? Qual seria o seu preço?
Talvez o preço da minha propriedade intelectual seja impagável!