quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

Oficialmente sem Privacidade

Agora é fato... Perdemos de vez nossa privacidade....
Graças a tecnologia e aos lucros previstos com os serviços oferecidos, em tese, gratuitamente, já perfeitamente possível encontrar via satélite, diretamente para o seu computador, uma pessoa totalmente nua tomando um banho de sol na praia, numa ilha deserta, na laje de casa, no quintal ou numa praia de nudismo.
Basta que você tenha o software da google, chamado "Google earth", uma boa placa de video e muito tempo disponível e "voalá"... é facil encontrar um cidadão qualquer, de qualquer lugar do mundo em cenas íntimas e de total despreocupação tomando banho de sol no quintal da sua casa.....acreditando estar numa atividade solitária e totalmente privada.... Doce engano!
Qualquer mortal agora pode visualizar tais imagens com uma boa qualidade de resolução, pelo menos qualidade suficiente para identificar se a "vítima" é uma mulher ou um homem, se está quase vestido ou totalmente nu.
A tendencia é de que com o tempo e o aumento da tecnologia seja possível ter no computador doméstico imagens de maior resolução e melhor qualidade, e portanto a possibilidade de se dar nome aos "bois" está bem próxima....
Daqui a pouco será possível rastrear o marido, namorado, rolo, amante, em qualquer lugar do mundo.... o que dirá na sua cidade.... Será possível perceber se ele realmente está indo para onde disse que iria. E os custos para que seja possível fazer tal rastreamente online e "aovivo" será relativamente baixo ou talvez ainda continue a custo zero, devido a inserção de empresas patrocinadoras.
Cada dia fica mais dificil ter privacidade, individualidade, cada vez mais dificil mentir ou fazer uma "traquinagem".
Os olhos do ser humano já estão em órbita, vendo tudo de cima e observando o mundo inteiro....
Até onde chegaremos? Qual é o limite para o ser humano? Não existe mais ética, nem respeito? Vale tudo quando se pode mais em tecnologia?
Não, não sou contra a tecnologia... muito pelo contrário... sou a favor dela... amo a tecnologia e tudo o que a informática pode me oferecer.... mas acho um absurdo quando toda essa tecnologia, o conhecimento, e a informação são usadas para alcançar resultados fúteis, quando são usados para aprisionar ao invés de libertar.... quando priva o ser humano de ser ele mesmo, de se sentir livre, de se sentir único, de ter um momento só seu... O SEU LUGAR AO SOL, quando quiser.... e de poder fazer isso da maneira que quiser.... vestido, semi nu ou totalmente pelado!
Se não há limites nem ética para se usar os recursos tecnológicos, certas regras passam a ser infundadas e inúteis... Para que a obrigatoriedade de só entrar numa praia de nudismo se também estiver nu? E para que a vigilância afim de que os nudistas se comportem bem na presença dos outros? Qual a finalidade dessas regras se é possível ligar o computador e ver os mesmos nudistas na praia e ainda por cima salvar as imagens e utiliza-las como bem prouver, sem que para isso se tenha que ficar nu ou bancar o naturalista desencanado de sexo?
Porque as escolas, os pontos comerciais e outras instituições publicas e privadas não podem colocar cameras de segurança em seus banheiros (de uso público) se é possível entrar dentro do quintal de qualquer cidadão que habite no planeta Terra sem pedir licença ou avisar?
Não, eu não tomo banho de sol nua, nem semi nua.... eu simplesmente não tomo banho de sol porque tenho a pele branca demais para isso, e já até sofri as consequências por tentar insistir na idéia de ter um corpo bronzeado. Mas mesmo assim defendo o direito dos que podem, defendo hoje a privacidade dos meus filhos amanhã, a minha própria privacidade.... quero que haja um muro invisível em cima da minha casa, tão alto quanto existe o muro entre eu e meus vizinhos... porque quero a tranquilidade de atravessar meu quintal de calcinha e sutiã sem me preocupar, porque quero oferecer uma festa ou um churrasco aos amigos sem que para isso eu precise convidar as pessoas com quem não tenho muita afinidade....
Quero poder nadar nua na piscina que ainda não tenho, mas que poderei ter... quero poder andar de biquini no meu quintal se assim for a minha vontade, e acima de tudo... quero ter a certeza de que não estou sendo observada por ninguém enquanto estiver fazendo qualquer uma dessas coisas... Coisas minhas, atitudes minhas, responsabilidade minha e de mais ninguém!
Quero de volta a privacidade perdida!