sábado, 4 de novembro de 2006

O que é o RJ ?

Eu estava assistindo a tv e, como sempre, vendo as paisagens do Rio de Janeiro, que a globo utiliza corriqueiramente em suas produções.
Realmente o Rio tem lugares lindos, eu já tive a oportunidade de conhecer alguns, e pretendo voltar para ver outros mais.
Mas pensando sobre o Rio de Janeiro, fiquei pensando em quais as sensações que o Rio me traz. O que é o Rio de Janeiro para mim?
Para milhares de pessoas o Rio de Janeiro é o sinônimo da violência e do crime organizado. Para outros tantos o Rio representa a possibilidade da realização de um sonho.
Para quem mora no Rio acredita que o RJ é o lugar mais lindo do mundo, e o melhor lugar para se viver. Outros creêm que o RJ é o lugar da perdição, onde existe tudo o que não é bom, tais como a música e a moda de praia (que traz modelos cada vez menores).
Quando penso no Rio me vem a sensação de beleza e melancolia, um lugar bonito e agitado, quase tanto quanto São Paulo. O Centro do RJ é a cara de São Paulo. Se não fosse a praia e o sotaque dos cariocas, eu teria certeza de estar circulando em SP.
Mas o Rio é mais, tenho a sensação de um lugar melancólico, onde as pessoas estão sempre buscando mais, não sobrando muito tempo para o banho de mar, a caminhada na beira da praia ou para o volei de areia. Onde o sonho da maioria é ter um apartamento, mesmo que minusculo, de onde se possa ver o mar; mesmo que com a rotina diária nem se abra a janela ou se repare na vista.
Um lugar que poderia ser maravilhoso se não fosse o calor cada vez mais excessivo, a pressa das pessoas, as contas para pagar, a luta por um lugar ao sol, o medo da violência que paralisa as pessoas.
O RJ só é um lugar maravilhoso para se viver para as pessoas que tem tempo de apreciar as belezas que o Rio tem, bem como as oportunidades e os lugares que a cidade possui. Para tudo isso é preciso tempo e muita percepção para captar cada momento, cada sensação que o lugar em que se está pode trazer.
Talvez as sensações que eu tenho do RJ sejam influenciadas pelos momentos que vivi lá. Mas como não é a primeira vez que penso nisso acredito que tenha mais a ver com as impressões que a tv procura passar sobre o RJ e o que eu vi do RJ.
O RJ da tv é um lugar perfeito, o mais lindo do mundo (se possível), um lugar cheio de oportunidades, repleto de pessoas felizes e bem empregadas... todas antenadas com as artes e com a informação. Pessoas comunicativas e cultas.
Na realidade o RJ tem de tudo, pessoas cultas, bem informadas, antenadas, "cult's", assim como pessoas desempregadas, tristes, insatisfeitas com a vida, preocupadas, frustadas, desinformadas, pobres (muita gente pobre mesmo). Outras pessoas que vivem a vida envoltos em um personagem, inventando mil estórias para justificar seus atos e seus fracassos, sua inconstância de vida. Assim como em todo lugar.
O Rio é lindo e melancólico. É um lugar luminoso, quente, úmido e ainda assim carente de afeição, afeto e paixão.
É um lugar que pode ser mais e melhor, mas depende muito das pessoas que o fazem; para isso o ritmo de vida precisa mudar, assim como as idéias, as atitudes e as pessoas. Mas a violência e a ganância não permitem. Por isso o RJ é o que é.