sábado, 9 de setembro de 2006

O momento certo

Você já deve ter se perguntado... quando é o momento certo? Quando eu chego lá? Qual será a hora certa de trocar a calça jeans e a camiseta por um blazer e calça social?
Passamos toda nossa adolescencia e parte da juventude nos perguntando que estilo de roupa iremos usar, para definirmos que tipo de pessoas queremos ser.... Sim... a roupa também impõe um estilo de comportamento! O problema é que, principalmente nós mulheres, queremos "experimentar", viver vários estilos numa mesma vida... Queremos ir a ocasiões formais e requintadas, usar sapatos de salto alto e bico fino, frequentar os melhores restaurantes e beber os melhores vinhos e champagnes... mas durante o dia queremos usar calça jeans, camiseta e tênis... jogar vôlei... se ralar inteira num jogo de basquete... Nos finais de semana queremos ser verdadeiras amazonas, de preferência uniformizadas, com direito a chicote e capacete! Aí, se mais a noitezinha pintar uma festa na fazenda, lá queremos estar nós... dessa vez de botas, cinto de couro e chapéu!!
Aí as vezes ficamos nos perguntando, do que gostamos mais... que ambiente, roupa e estilo de vida mais nos agrada... qual deles tem mais a ver conosco?? E chegamos a uma escandalosa conclusão: TODOS!!! Absolutamente todos... Porque podemos ser e usar vários estilos... e isso não é falta de identidade... o nome disso é flexibilidade, adequação... e resulta em aproveitar a vida de acordo com as oportunidades, e além de tudo... se realizar como pessoa, podendo ser uma pessoa diferente a cada momento, sendo a mesma pessoa sempre! Usar cada pouquinho de vc mesmo. Claro que suas opiniões, idéias, expressões e caráter não mudaram... continuarão onde estão... dentro de vc...Por isso independe do estilo que vc usará e será amanhã.
Eu sempre fiquei pensando em que momento deveria tirar a minha calça jeans e vestir uma roupa social....Bom, isso aconteceu tão naturalmente, que acabei não percebendo... e acabei não montando aquele guarda roupas esperado... com peças chaves, pretinho básico e coisa e tal... Faltou também aquele carrão para entrar no fim do dia, após o expediente, que deveria ser executado em uma mesa fabulosa de escritório, com Pc de penúltima geração....não numa mesa de madeira antiqüícima, com indícios de cupim cheia de papelada, livros e um PC do século passado.... mas isso é um detalhe (i)relevante, né?
Eu acho que o carrão e o guarda roupas ficaram junto com a mesa fabulosa de escritório, de onde eu tiraria um salário decente! Pensando bem, esse é o detalhe que faz quase toda a diferença... o meu salário é bem compatível com a mesa velha de madeira cheia de cupim... minha conta é um verdadeiro buraco sem fundos!! hehehe (Fazendo um trocadilho básico!)
Mas a questão principal é que passamos tempo demais pensando no que iremos ser, e acabamos não sendo nada daquilo que queremos por perda de tempo... ficamos no meio termo... água morna, roupa morna, sapato morno, festa morna... vida morna!
Assim não dá! Temos que parar de querer definir as coisas demais... precisar ser mais! Precisamos ser!
Então monte um guarda roupa vasto, com roupa social... vestido básico, vestido de baile, vestido de formatura, vestido para jantares e eventos formais, roupa básica...calça jeans, 1000 camisetas, tênis, shorts, top (se tiver uma barriguinha malhada), roupa de ginástica, roupa de natação, roupa de camping, roupa de montaria, e roupa de tudo mais o que vc gostar de ser.
Use-as no final de semana... durante a semana... em um fim de noite.. USE!
O importante é se vestir, não apenas com a ocasião, mas de acordo com seu estado de espírito!
Eu faço isso não apenas com as roupas... mas também com as músicas...Tem dias que me sinto apta a fazer tudo... e ouço músicas que me tragam a sensação de liberdade, de estar perto do céu, músicas que me tragam a sensação de que tudo é possível, quando nós queremos... que tudo é uma questão apenas de oportunidade... Uau! Como eu gosto de ouvi-las... me visto de maneira confortável e alegre nesses dias... coloco uma cor nos lábios e nas roupas....Vejo um mundo de oportunidades a minha espera... e passo mais um dia fazendo a mesma coisa, mas com um ânimo diferente.... Noutros dias, parece que nada tem graça...nada irá mudar nunca... Parece que acordei tarde demais pra tudo... nesses dias, ouço músicas que me provocam IRA, revolta, insatisfação.... evito as que causam tristeza, porque essas não nos movem, elas só conseguem nos deixar paralisados... as músicas que me trazem raiva, essas me impulsionam....me empurram p/ frente... me fazem guerrear por aquilo que é meu por direito ou algo que eu quero para mim... elas me fazem levantar da cadeira, me fazem tomar atitudes! Nesses dias coloco uma roupa qualquer... de preferencia de cores neutras, não uso maquiagem. Só uso maquiagem nos dias em que estou deprê, nos dias que ouço músicas que me remetem a dor, tristeza, solidão.., nos dias em que fico paralizada, e as pessoas me empurram para fora no intuito de não me deixar parada, não deixar com que eu caia... então nesses dias eu me maqueio... como se fosse para guerra....lutar e tentar vencer a morte, por mais difícil que isso seja.
No dia em que mais sorrio, são os dias mais tristes da minha vida... Não digo o mesmo quando estou as gargalhadas....pois uma coisa difere da outra.... minhas gargalhadas são espontâneas e verdadeiras... porém os sentimentos de derrota, tristeza, desolação, inquietude... esses guardo comigo e mascaro em um semblante de pura tranquilidade, e as vezes até de serena alegria. Tudo encenação... diria eu até que sou boa atriz, visto que a maioria não nota a diferença, a não ser que eu deixe...
Desde o princípio são as aparências... as roupas, o comportamento... aparências... por isso eu digo, que não importa quantos vc queira ser.... vc sempre será vc mesmo...melhor ou pior...
Afinal só vc sabe quem vc realmente é, e o que realmente sente...
As aparências enganam, não é mesmo?