domingo, 30 de abril de 2006

A Música certa

Existem vários tipos (gêneros) de música, para agradar a vários gostos e tipos de pessoa; isso todo mundo sabe.
Mas existem as músicas feitas para determinados momentos, pessoas ou determinadas coisas.... Existe música para a copa do mundo, música para as olimpíadas, música (in memorian) para a princesa Diana, música para um comercial... como a música do comercial ....
As músicas são criadas por dois motivos.... ou por fins comerciais (as músicas de carnaval, os dingles, etc) ou por inspiração (baseado em momentos e emoções).
As músicas do momento são "hits" impostos pela mídia para vender cd's e girar o mercado "fonográfico"... a maioria das pessoas se deixam levar pela música do momento.... mesmo que a letra não possua nenhum significado e o refrão seja tolo ou pejorativo.
Existem ainda as músicas feitas para dançar, para se acabar de dançar, para dançar a dois, algumas só para ouvir, outras para ouvir e cantar junto, e outras para tapar os ouvidos! rs
De qualquer forma a música é mágica... tem o poder de elevar as pessoas, transportá-las para outro lugar.... emitir sensações... dar um clima diferente, proporcionar um gosto ou um cheiro diferentes, até mesmo imaginários... A música te transporta para onde você almeja ir, ou para onde você jamais imaginou.... e enquanto ela está presente você pode sentir... você vive aquilo... você sonha, você deseja sentir novamente.... estar ali de novo, daquela forma....ter as mesmas sensações!
Com certeza já aconteceu com você!
Todos nós temos uma música que nos remete ao passado... uma música que lembra alguém, algum momento.... uma música que lembra uma situação que você viveu.... Assim como tem uma música que quando você ouve, te traz uma sensação de algo que vc nunca viveu... mas algo (que vc ainda não sabe bem) você quer viver.... pois a sensação é ótima... o clima que a música te traz é envolvente e delicioso... Pense bem... você já ouviu uma música que fez isso com você, não ouviu?!
Isso sempre acontece comigo.... e quando eu encontro essas músicas que me levam para um lugar desconhecido, ainda, e maravilhoso eu quero ouvir de novo e de novo e de novo... não me canso de ouvir!
Sempre busco músicas que me remetam a outro lugar, seja para o passado ou para o futuro, e busco também as músicas que eu gostaria que marcassem meu presente... Geralmente não temos o poder de definir as músicas que marcarão o nosso presente, pois nos momentos marcantes quase sempre estão presentes mais pessoas, que irão interferir tanto na situação quanto na música que irá marcar o momento. Afinal cada um tem seu próprio gosto músical, se bem que geralmente, em um grupo de amigos, os gostos costumam ser parecidos... mas nem sempre idênticos! rs E isso faz toda a diferença.
O momento presente não tem hora para acontecer e portanto não se pode prever que música irá eternizar esse momento.... as vezes alguns momentos importantes passam sem nenhuma música... o que é ruim... pois com o tempo acabam passando em branco...
Você acaba não se surpreendendo ao ouvir aquela música no rádio do carro que te lembra algum momento especial... deixa de ter um "start" para te fazer sorrir por algo que passou... deixa de ter outro momento bom no seu dia! Só a música tem esse poder! Ela é mágica!
A maior invenção do homem!!! Não... não é a roda, não é o carro, nem o avião... não é o microondas, não é a televisão, nem mesmo a tecnologia informacional..... A criação mais revolucionária do ser humano é a música! Colocar o som (barulho) de maneira ordenada, de forma que se pudesse criar um ritmo, dando sentido a todo som produzido à sua volta foi a grande SACADA!! A partir daí as coisas começaram a "andar"... a entrar nos eixos...
Para mim, depois da música e através dela é que foi "desenrolando" o resto, e novas descobertas surgiram.... novas idéias "pintaram" e tudo mais se produziu!
Quando entrei no Conservatório de música, me disseram que a música é matemática pura! Aí pensei... como posso gostar de música se detesto matemática?! Matemática é exata e a música pra mim é tão incerta e inconstante!! Como pode? Como pode? Prefiro esquecer a matemática e só pensar na música a minha maneira...
Loucura minha? Será? Você estava lá pra saber? ;-)
Pense você sobre isso.... pense a sua maneira, mas não deixe de sentir!