terça-feira, 1 de julho de 2008

Esterilização Humana

Depois de esterilizarem tudo, de produtos básicos, a alimentos e tecidos... o próprio ser humano está se esterilizando! Não digo esterilidade de reprodução e sim de limpeza.
Já reparou nisso?
Antes, nos tempos remotos, arrancava-se uma maçã, limpava-a na própria roupa e a degustava. O mesmo se fazia com as alfaces, lavava-se e colocava-se a mesa. “Bona Petit”. Agora? Os alfaces tem de ser lavados minuciosamente e deixados de molho no vinagre por pelo menos 15 minutos.
Naqueles tempos não ouvia-se falar em alergia a alimentos. Hoje é o que mais se houve falar.
A quantidade de crianças que nascem alérgicas a lactose é impressionante! E as pessoas alérgicas a algum tipo de frutos do mar? Minha nossa, quantas!
Hoje tem de se saber de onde vem os legumes e verduras, se são geneticamente modificados, etc. Tudo isso para evitar o consumo excessivo de agrotóxico nos alimentos, Até a carne tem de ser vigiada, pois injetam hormônios nos animais e os mantém confinados para que engordem mais rápido.
Nesse meio surgiram os produtos hidropônicos, muitos aderiram rapidamente a novidade achando ser a solução para a questão dos agrotóxicos e transgênicos. Logo veio a notícia de que estes também eram perigosos.
Com a tecnologia avançada, e em busca de novos caminhos para a produção barata e em massa de alimentos a fim de suprir as necessidades vitamínicas humanas, fizeram, ao longo dos anos, vários alimentos como vilões.
Pelo que posso me lembrar um dos primeiros foi o ovo. Um veneno! Frito então era a morte certa. Depois, descobriu-se que não era tão mal e que até fazia muito bem em certas quantidades. Depois da proteína, os carboidratos. Massas! Que perigo, nenhum nutriente neles; arroz então? Engodo puro. “Consumam carne e legumes, o arroz não lhes pertence mais!” E depois? “Opsss, nos enganamos, os carboidratos tem lá suas vantagens ao organismo..”
A partir daí começaram as listas do que se deve comer e que jamais consumir. Coma banana todos os dias, não coma tomates... Coma tomates, não coma pepinos... duas frutas por dia, um pão. Jamais tome café, ele é cancerígeno, vicia e ainda causa gastrite. Tome uma dose de café todos os dias, ele faz bem. Não beba vinho. Beba uma taça de vinho durante as refeições, faz bem ao coração.
Recebi um email outro dia onde citava a lista de coisas e alimentos que deveríamos fazer todos os dias para viver bem... No final do email, a conclusão: “se formos fazer tudo isso, precisaremos de 28 horas diárias”. Ou seja, não tem como viver “bem” seguindo tais regras, as próprias nos enlouqueceriam ao tentarmos cumpri-las; cada um vive como pode.
Não há regras, nem matemática exata para ter uma vida saudável, é uma questão genética, financeira e pessoal, acima de tudo.
O fato é que envelhecer e adoecer ainda é fato!