domingo, 10 de fevereiro de 2008

Segundo Olhar

É impressionante como deixamos que as coisas ao nosso redor passem sem que percebamos, sem olharmos para elas com mais atenção. Fazemos isso porque temos uma certeza íntima de que elas estarão ali todos os dias, para que possamos ignora-las todos os dias. Até que em um desses dias, olhamos e sentimos falta daquilo que nos cerca. Tudo passou e não nos demos conta. Perdemos a oportunidade de nos ater aquilo, de apreciar, de contemplar... deixamos de ver a beleza, a essencia de tudo aquilo e daqueles que nos cercam.
O que perdemos com isso? Perdemos tudo!! Perdemos os pequenos detalhes, perdemos o foco, perdemos a oportunidade de ver a mesma coisa de modos diferentes. Perdemos a oportunidade de nos aprimorar, de aprender, de guardar um pouco para si de tudo que há de bom no mundo. Perdemos a chance de nos despedir...
Isso não é uma coisa fácil de se fazer, até porque ninguém vive achando que vai morrer amanhã, mas podemos morrer a qualquer instante.
Se vivessemos assim o mundo seria um caos, as pessoas não iriam fazer planos para o futuro, todos iriam querer tudo/ ao mesmo tempo/ agora! E ainda acabariam morrendo mais depressa.
Mas precisamos ter em mente que o amanhã pode não existir, e que por isso quando temos a oportunidade de contemplar tudo e todos a nossa volta, devemos faze-lo.
Hoje teria sido um dia comum, como outro qualquer se eu não tivesse tido a postura de faze-lo valer a pena, querendo que este dia fosse proveitoso por ele mesmo. Então me levantei e fiz o que estava pretendendo fazer a um bom tempo... corri! E a todo momento em que a fadiga me alcançava, tinh a minha frente uma das paisagens mais lindas que já contemplei. O entardecer por entre as nuvens carregadas de chuva, que ameaçava cair e de outro lado o céu azul claro, misturado a tons de laranja roseada. Nem mesmo um bom pintor poderia retratar aquela imagem com tanta perfeição.
Bem e mal representados no céu, o alegre e o triste em plena harmonia. Um espetáculo natural apreciado por poucos.
O ser humano passa seus dias tão preocupado com seu trabalho, seus filhos, seu alimento, suas vestes, sua casa, seu carro, suas contas pra pagar, que nem por um minuto pára e olha para o céu. Muitas vezes nem olhar para sua frente, o que dirá ao seu redor. Você pode se pergunta: "como uma pessoa pode não olhar para frente?". Bom, ela olha... mas não como deveria. Olha mas não ve o que está ao longe, porque seu foco está a apenas meio metro, ou até a esquina. Não vê além.
Senti isso hoje. Que é preciso ir além.
Não posso deixar que os problemas e/ou pessoas me façam focar a meio metro, é preciso ampliar os horizontes, não medir distãncias, enxergar além.
Eu sei que posso fazer aquilo que eu quiser fazer, desde que queira de verdade, que queira com convicção. Eu posso. E eu faço!!
Já ouvi muitos NÃOS na vida:
Não você não pode tazer faculdade. Fiz duas.
Não você não pode viajar sozinha. Já fiz inúmeras vezes.
Não você não pode ir ao Rio de Janeiro. Já fui 5 vezes.
Não você não pode ter um carro.Já tive dois.
Você não vai arrumar um emprego. Arrumei.
Você não vai passar em um concurso. Passei.
Não você não pode operar. Já operei.
Não você não pode ter uma casa. Agora eu tenho uma.
Não você não pode correr. Corri hoje.
Ainda existem muitos "não pode" e outros "não vai" que precisam de uma contra-resposta. Ainda há muita coisa a realizar. Muitos sonhos e projetos para transformar em realidade.
De qualquer maneira, hoje olhei tudo a minha volta como se estivesse vendo pela ultima vez. Pensei em cada pessoa querida como se não pudesse ve-las mais. Pensei na pessoa a qual eu morreria pensando. O ultimo nome que diria; e o que gostaria de dizer a essa pessoa. E me veio a certeza de que eu não poderia deixar de dizer o quanto é importante para mim. Quão bem me faz quando está comigo. O quão prazerosa é sua companhia. O quanto é bom dividir as alegrias, problemas, idéias, fazer sorrir, rir junto, sonhar junto... imaginar!
Vi a quem pude, beijei a face, olhei nos olhos, vi os animais, brinquei com eles, olhei o céu, o sol, as nuvens e toda a composição que formavam. Peguei a estrada, contemplei os detalhes, vi as pessoas, os lugares...
Corri...