sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Combustível Humano

Como já falei outras vezes, a música nos transporta para outros lugares, nos trás novas sensações, cheios, gostos, sabores, as vezes nos transporta para um lugar desconhecido, uma nova sensação até então desconhecida. E Essas sensações nos remetem a pensamentos e lugares, as vezes nos faz viajar no tempo... E nessas viagens acabamos pensando em coisas que fizemos e em coisas que não fizemos, em pessoas que vimos.... em lugares... Aí , quando isso acontece, começo a pensar no que mudou.... Porque eu era "assim" e agora sou "assado", onde estava aquele pique todo que eu tinha... por onde anda aquela garota animada que sempre topava todas as baladas, estava mais sorrindo do que franzindo a testa.... Em que parte do caminho ela se perdeu? Onde foi que acabou o combustível? Em que ponto ela perdeu a viscosidade? Onde foi parar o brilho do olhar, a alegria, mas que droga!! Onde a juventude se perdeu? Porque comigo ela não está mais, com certeza... Não que eu seja uma pessoa amargurada, chata e ruim, mas hoje em dia, por mais que eu tente, não consigo a jovialidade de antes, o pique não é o mesmo, o brilho no olhar sumiu e o que ficou foi um sorriso falso, uma pose de seriedade (apesar de não ser muito verdadeira), a insatisfação financeira e profissional e alguns poucos sonhos (daqueles bem difíceis de serem alcançados).
Olho para trás e penso no que eu conquistei nesses anos... no que foi feito da minha vida... onde eu estaria se as minhas escolhas tivessem sido diferentes, nas pessoas que conheci e se foram, nas pessoas que poderia ter conhecido.... Penso nas emoções que deixei de viver devido a preceitos sociais e medo, muito medo de muitas coisas. Medo da verdadeira vida talvez.
Mas tudo não foi inútil, houveram frutos, conquistas, amigos verdadeiros, e outras tantas pessoas maravilhosas.... Apenas penso que tudo poderia ter sido mais fácil, mais leve e mais prazeroso se as escolhas tivessem sido outras, do mesmo modo em que tudo poderia ter sido mais penoso, difícil e complicado se as escolhas não fossem acertadas.
É uma gama tão grande de opções de vida, que as possibilidades são incontáveis, tanto quanto as pessoas que eu poderia ter me tornado.... algumas maravilhosas, como as capas de revista, outras tanto quanto o que sou hoje e outras bem piores das que eu conheço. Fiquei no meio termo, apesar de me esforçar para tentar ser uma das capas de revista... Gosto de muitos estilos de vida e gostaria de vive-los um a um.... não tenho estilo definido para mim.... Gosto de ser sofisticada, usando roupas sociais e me comportando como tal, bem como gosto de ser "bad girl", usar roupas justas, bota, calça e jaqueta de couro e dirigir um carro veloz, também gosto de ser esportiva, com tenis, calça leg, cabelo preso e blusinha, e ainda gosto de ser hippie alguns dias, para usar saia comprida, babadinhos, blusinhas mais soltinhas, sandálias nos pés, cabelo livre leve e solto, seco com o vento.... Gosto de ser metaleira, naturalista, "praieira", chique, convencional, simples, sofisticada, romantica, doce, selvagem..... Gosto de usar salto alto tanto quanto gosto de sandália rateirinha.... Por isso sou muitas em uma, sou simplesmente eu, em momentos diferentes.... Não sigo padrões, nunca gostei de padrões, regras, normas, imposição... sempre preferi alternar.... Acho que sou uma pessoa totalmente alternativa... por fim acabo me resumindo em uma só palavra.... ALTERNATIVA!! O que só pude concluir nesse exato momento. Seráque existem muitas pessoas como eu? Ou a maioria nem pensa nisso... apenas se deixa levar sem planejar ou imaginar onde irá parar...
Mas isso é tema para outros posts...
Penso ainda se os objetivos das pessoas são basicamente os mesmos, como se precisássemos usar uma fórmula a fim de obter felicidade e sucesso na vida... Será que todos acreditam que a chave para o sucesso e a felicidade na vida seja se unir (casar, amigar, morar junto), ter filhos, eternizar o próprio nome (escrevendo um livro, fazendo algo inusitado, descobrindo algo diferente ou inventando algo, etc) e construir (plantar uma árvore, ter bens duráveis, etc.).
Será que não existe fórmula diferente para a vida? Não se pode ser feliz sendo só? Não se pode casado e feliz sem ter filhos? A felicidade e o sucesso não são possível sem ter o nome em algum registro relevante? Ou a felicidade não existe se não houver produção pessoal, se não se construir algo?? Porque as coisas tem que depender de outras? Só há felicidade e sucesso se houver tudo isso?
Sei que pelo menos um desses itens temos que ter em mente para sermos bem sucedidos na vida, pois sem objetivos não chegamos a lugar algum e nem realizamos nada.... mas para a felicidade não há fator condicional... não são necessárias metas ou algo por fazer... pode-se ser feliz sem ter nada, sem nenhum objetivo, pode-se ser feliz sem plantar uma árvore ou construir uma casa... a felicidade é basicamente um estado de espírito.... O que nos torna infelizes são os outros fatores.... tais como a frustração, o insucesso, e os objetivos não atingidos... E é por causa disso que acreditamos que todos os fatores são dependentes e interrelacionados, como se estivessem definitivamente atrelados uns nos outros.... mas não estão... esse analogia somos nós que fazemos, as conclusões são nossas... apenas nossas próprias conclusões....
E é por causa disso que em pouco tempo nos tornamos infelizes, as frustrações passam a tomar conta dos nossos sentimentos, e o brilho no olhar se vai, o sorriso se perde, a jovialidade deixa de nos acompanhar, os sonhos se tornam distantes, as possibilidades (que antes eram inúmeras) passam a ser pequenas... o viço desaparece por completo e todas as lembranças do que éramos antes nos faz sofrer ainda mais, como se estivéssemos presos no lugar em que estamos, como se estivessem enfermos de uma grave doença que é praticamente incurável e que por isso jamais poderemos ser o que já fomos antes.... Livres, sadios e felizes!!
Talvez a jovialidade jamais nos encontre novamente... Mas precisamos recuperar o brilho, a alegria e o viço... Precisamos nos comprometer conosco, afim de sermos felizes por nós mesmos, sem ficar à margem de dependências....sem depender de absolutamente nada, nem ninguém.... e para isso é necessária muita luta, esforço e uma busca incansável por nós mesmos....Precisamos aprender sozinhos... precisamos mudar a mentalidade imposta a nós desde que surgimos no mundo de só conseguimos as coisas e só conseguirmos ser se dependermos das coisas e das pessoas, precisamos nos "reprogramar" para que encontremos dentro de nós a felicidade, tanto quanto o sucesso, mesmo que seja o sucesso pessoal de nos tornarmos quem queremos ser, com a liberdade "in natura" que cada ser humano possui.
E acima de tudo precisamos ser LIVRES, de idéias, de atitudes, de pensamento, de sonhos, de objetivos e prioritariamente de ideal de vida. Precisamos ser um! Mas o um completo por si só.... Precisamos nos bastar, nos completar e só.