quarta-feira, 25 de outubro de 2006

O Hoje

Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia-noite.
É minha funçao escolher que tipo de dia vou ter hoje.
Posso reclamar porque está chovendo, ou agradecer as águas por lavarem a poluiçao.
Posso reclamar sobre minha saúde, ou dar graças por estar vivo.Posso me queixar dos meus pais por nao terem me dado tudo o que eu queria, ou posso ser grato por ter nascido.
Posso reclamar por ter que ir trabalhar,ou agradecer por ter trabalho.
Posso sentir tédio com as tarefas da casa, ou agradecer a Deus por ter um teto para morar.
Posso lamentar decepçoes com amigos, ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades.
Se as coisas nao saíram como planejei, posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar.
O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser.
E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma.
Tudo depende só de mim.

Necessidades

Você já parou para pensar o que realmente faz falta para você? Poucas, na verdade, são as pessoas que tem necessidade básica. Nós, a maioria é motivada por necessidades que a mídia nos impõe, através da sociedade. Antes do telefone, com fio, já se vivia e a comunicação entre as pessoas se fazia presente. Antes do telefone sem fio, e do celular também já era possível localizar e falar com uma pessoa mesmo não estando no mesmo lugar que ela; porém hoje em dia absolutamente todo mundo tem um celular! A empregada, a diarista, o lixeiro, o padeiro, o empresário, o médico, a nutricionista, a professora, o instrutor, enfim... todo mundooooo!!
Vira e mexe a gente sempre está precisando de alguma coisa, de uma câmera digital com 6.0mp, um celular novo GSM, viva voz e camera digital inclusa de 2.0mp; ou então um jogo de PC novo, o último lançamento da sua banda predileta, uma blusinha novo, aquele perfume que vc viu na propaganda e que parece ser uma delicia, uma máquina de fazer pão que todo mundo diz que é uma maravilha (principalmente a propaganda), ou então trocar aquela sua mesa de computador que já está meio "capenga" e totalmente fora de moda!! Enfim... "N" necessidades, que na verdade não são coisas necessárias, a não ser para você naquele determinado momento. E que em outros, tais necessidades perdem totalmente o sentido.
Existem aqueles momentos em que nada é necessário, tudo parece supérfluo, até as coisas fundamentais, como se alimentar, ou sair, ou falar.
Não pode ser tudo 8 ou 80, tudo ou nada... é preciso que haja um meio termo em tudo na vida, mas as fases de transição não nos permitem essas eqüidade, esse equilíbrio.... A cada nova experiência, uma atitude radical surge movida por um sentimento momentâneo e intenso... uma onde de sensações surge para nos confundir... Nos fazendo ir do êxtase ao profundo desânimo e tristeza.
Nesses momentos é preciso olhar ao redor, vislumbrar o futuro e ter fé de que o objetivo será alcançado mais cedo ou mais tarde. Até porque se não vislumbrarmos o sonho a ser conquistado,o objetivo à ser alcançado, jamais teremos motivação para fazer nada e nem ao menos teremos necessidades, mesmo que desnecessárias, a serem satisfeitas.

sexta-feira, 13 de outubro de 2006

Desânimo

Para o dicionário:
de.sâ.ni.mo
s. m. Falta de ânimo; desalento.
a.len.to
s. m. 1. Bafo, respiração. 2. Aragem, sopro. 3. Coragem, valentia. 4. Alimento, sustento. 5. Poét. Entusiasmo, estro, inspiração.

Para mim:
Uma vontade imensa de não sair da cama, de não querer fazer nada; vontade de matar o tempo, deixa o dia passar sem ter que passar pelo dia. Ância de sossego, leseira, querer ter um milhão de coisas esperando para serem feitas e não fazer nenhuma.
Essa vontade tem sido uma constante nos últimos dias, mas as pessoas e as coisas não me deixam parar... parece que todos agem contra mim, contra o meu desejo de apenas dormir.... de não fazer nada.
Não tenho vontade de comer... e para dizer a verdade perdi o tesão de vez. Comer agora é um suplicio!! Quando tenho que fazer isso me dá um nó na garganta e uma vontade imensa de chorar, porque por mais que haja esforço em fazer o melhor caldo, este não deixa de ser uma coisa pastosa, pouco aromática e nada atrativo ao paladar. Tudo o que quero é água... se pudesse viveria disso. Água.. porque a água não tem gosto de nada e mata a sede. Temo comer demais e engordar, temo não emagrecer o necessário...o previsto. Temo que no futuro próximo nada tenha valido a pena.
E por tanto temor prefiro ficar reclusa, prefiro me ausentar à ter que me expor, prefiro mesmo é dormir! Gostaria de ser como os ursos e hibernar.... mas infelizmente isso não é possível... e mesmo que fosse... não me deixariam fazê-lo!
Temem por mim e por minha saúde, mas penso eu que quando estou assim, quando quero algo não é apenas por mim mesma, mas pelo meu corpo... ele é quem pede... Pede sossego, pede descanso, pede paz!!!
Nesse exato momento sinto-me aprisionada aqui, proibida de dirigir e de me locomover, a não ser que seja pelos meus próprios pés.
Tenho que comer, mas não muito...
Tenho que andar, mas nem tanto...
Preciso me vestir pra sair, mas não saio...
Tenho problemas para resolver, mas não posso...
Agora, tenho hora p/ seguir, mas não quero!!
Minha tortura começa as 8h e nem bate à porta p/ entrar... lá vem o café da manhã (Manhã, eu odeio a manhã, odeio levantar cedo, de manhã eu praticamente nem existo).
Depois a cada duas horas vem novamente o suplicio de comer.... as vezes nem terminei de tomar o suco das 10h e lá vem uma gelatina de não sei o quê Diet.
Agora sim, sinto como se eu estivesse vivendo para comer, ou melhor, beber (até o momento).
Odeio tudo o que estou tendo que fazer, nunca gostei de amarras, regras duras e rotina... Olha só onde eu fui parar?!
Num quartel general!
Estou presa, sozinha e ninguém pode me ajudar, nem eu mesma.
Sinto que posso morrer sufocada... quero água, apenas água e uma cama para dormir e esquecer do resto.

terça-feira, 10 de outubro de 2006

METADE

Que a força do medo que tenho não me impeça de ver o que anseio. Que a morte de tudo que eu acredito não me ensurdeça os ouvidos nem cale a boca. Porque metade de mim é o que eu grito, mas a outra metade é silêncio.
Que a música que eu ouço ao longe seja linda, ainda, que triste.
Que o homem que amo seja sempre amado, mesmo que distante. Porque metade de mim é partida e a outra metade é saudade.
Que as palavras que falo não sejam ouvidas como prece nem repetidas com fervor, apenas respeitadas como a única coisa que resta a uma mulher inundada de sentimento. Porque metade de mim é o que ouço, mas a outra metade é o que calo.
Que essa minha vontade de ir embora se transforme na calma e na paz que eu mereço. E que essa tensão que me corroe por dentro seja um dia recompensada. Porque metade de mim é o que eu penso e a outra metade é vulcão.
Que o medo da solidão se afaste, que o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável.
Que o espelho reflita em meu rosto um doce sorriso, o qual me lembro ter dado na infância.Porque metade de mim é a lembrança do que fui, a outra metade eu não sei ...
Que não seja preciso mais do que uma simples alegria para me fazer aquietar o espírito. E que o teu silêncio me fale cada vez mais. Porque metade de mim é abrigo, mas a outra metade é cansaço.
Que a arte nos aponte uma resposta, mesmo que ela não saiba, e que ninguém a tente complicar porque é preciso simplicidade para fazê-la florescer. Porque metade de mim é platéia e a outra metade, a canção.
E que a minha loucura seja perdoada.Porque metade de mim é paixão e a outra metade....também !

Adaptado.

Juras

A partir de Hoje não mais lamentarei o dia de ontem.Ele está no passado e o passado nunca mudará.Só eu posso mudar se for essa minha escolha.A partir de Hoje não mais me preocuparei com o amanhã.O amanhã sempre estará lá esperando por mim para torná-lo o melhor possível.Mas não posso fazer o melhor pelo amanhã sem primeiro fazer o melhor hoje.A partir de Hoje eu olharei no espelho e verei alguém valioso e merecedor do meu respeito e admiração.Alguém com quem gosto de passar minhas horas e a quem conseguirei conhecer melhor.A partir de Hoje eu tratarei com carinhocada dia da minha vida.Eu valorizarei esse presente e o partilharei sem egoísmo com meus semelhantes.A partir de Hoje observarei a minha caminhada e superarei desgostos se houver tropeços.Eu enfrentarei desafios com coragem e determinação.Eu superarei barreiras que tentem impedir minha busca pelo crescimento e auto melhoramento.A partir de Hoje eu viverei a vida um dia de cada vez e dando um passo de cada vez.A partir de Hoje eu terei renovada Fé na raça humana, desprezarei o que de mal já aconteceu e passou.Eu acreditarei que há esperança de um brilhante futuro.A partir de hoje eu abrirei minha alma e meu coração.Darei boas vindas a novas experiênciase gostarei de conhecer novas pessoas.Eu não pretenderei ser perfeito nem exigirei que os outros o sejam, pois a perfeição absoluta não existe neste mundo.Eu aplaudirei as tentativas de fortalecimento do lado fraco da natureza humana.A partir de Hoje eu sou o responsável pela minha felicidade e não medirei esforços para manter-me feliz.Olharei as maravilhas da Natureza, escutarei minhas canções favoritas, terei um bichinho de estimação, tomarei reconfortantes banhos e encontrarei prazer nos mais variados e simples gestos.A partir de Hoje eu sempre aprenderei algo novo, experimentarei coisas diferentes, saborearei com gosto tudo que a Vida tem para oferecer.Eu mudarei o que quiser e puder mudar .O restante deixarei simplesmente passar ...Eu juro