domingo, 21 de novembro de 2010

"Integralidade" versus Integridade

Eu não sei o quanto eu quero integrar as minhas coisas, unificar meus "espaços" virtuais, migrar minhas idéias, conectar com todo mundo meus álbuns, arquivos, textos... minha vida.
Vida virtual que de real tem muito.
Hoje a moda é conectar e linkar tudo e todos.
Já aconteceu de ficar linkada a um álbum de fotos que era particular. Só porque a microsoft se acha dona de meio mundo!
Muitos estão aderindo a esta "integralidade" toda; achando o máximo conectar albuns, textos, videos, canais de relacionamento, emails e tudo mais...
Mas eu estava pensando no quanto isto expõe a intimidade e fere a integridade da pessoa; e muitas vezes sem que ela perceba.
A internet por natureza é um canal aberto, e como tal já expõe as pessoas que o utilizam, seja como for: a trabalho, estudo ou por lazer. Por isto a exposição por si só, já é um risco; quanto mais colocar lá coisas pessoais como fotos, videos, textos, lugares aonde se vai, aonde se vive,o que se conhece e do que se gosta.
Hoje em dia não há mais nenhum trabalho árduo para um hacker/criminoso encontrar dados relevantes sobre alguém com tanta migração e conexão juntas.
Eu me reservo o direito de não "linkar" nada, de não conectar nada.. de ter quantos 'nicknames' eu quiser, de ser mais de uma pessoas... De ser todas as pessoas que eu quiser, de ter quantos blogs desejar, de escrever a respeito do que desejar, no momento em que eu desejar...
Me reservo o direito de não compartilhar amigos a outros; assim como me reservo o direito de não te-los em todas as comunidades, blogs e chats que eu conheço. Porque ninguém é igual a ninguém, nem todo mundo gosta das mesmas coisas que você e este DIREITO deve ser respeitado, tanto quanto o DEVER de não insistir no questionamento do "porquê não eu".
Não quero e pronto. Não quero fazer parte de grupos sociais, de livro de faces, de comunidade fútil, de sites de relacionamento.
O que é hoje o Twitter? Um grande site de fofoca instantânea e de muita propaganda: divulgação em massa! Todo mundo está lá p/ criticar, falar mal, divulgar um produto ou serviço e para se tornar popular (conhecido) de alguma forma.
O Orkut é a mesma coisa, bem diferente do inicio em que só se cadastrava quem era convidado por um amigo: comunidade fechada. Hoje rodeada por MKT e intriga. Virou desculpa até p/ profissional de RH passar a tarde na net e vasculhar a vida alheia. O que uma pessoa faz na intimidade, fora do trabalho é problema exclusivamente dela, no meu modo "retrógrada" de ver a vida.
Me desculpem os aficcionados, mas eu quero a minha liberdade virtual de volta!!

sábado, 20 de novembro de 2010

Novos posts para um velho blog...

Agora na "Era" Twitter tudo... acabei deixando de lado meu blog, ficando sem tempo algum p/ ele... atualmente preciso me preocupar com "o que vou escrever no Twitter hj"... No fim, acabo escrevendo pouca coisa que preste...rs. Enfim...
Acredito que deveria me preocupar mais com "o que eu irei ler hj".
É cada absurdo que leio... que nossss... dá medo!!
Tem um tal de Feiuk... (bom o nick já diz tudo, né?! Fake e feio, ainda por cima!)Td bem... o cara criou um conta p/ zuar e tal; mas até no meu ponto de vista deve-se ter criatividade p/ isso... Agora "Twittar" coisas do tipo: "estou andando dentro de um supermercado", "Estou muito cansado mais o vício não me deixa desligar o computador." ou ainda esta pérola: "Putz! Engordei 2 quilos!". Me poupe!!!!
E o lance do RT (que depois fiquei sabendo que é Retweet), que é como se vc encaminhar, distribuir p/ sua lista...
Aí vem um e escreve "Hoje é o dia nacional da abobrinha, dê RT para comemorar este dia"... ai ai ai Tem dó, né?! Ninguém merece!
Bom, eu já sabia que encontraria muita futilidade e besteirol, mas a curiosidade e a vontade de encontrar algo de bom na vida virtual, me levaram a criar uma conta e por fim, depois de muito relutar, começar a usar.
To "verde" na coisa ainda... hoje mesmo fui enganada por um falso William Bonner (que se dizia real @realbonner), que é mais simpático do que o ORIGINAL, mas... de qualquer forma: tomei um trote!
Ainda não tenho listas, não sei direcionar as msgs... ainda não sei o que posso e o que não posso fazer; e nem ao menos sei colocar fotos e/ou vídeos lá... linkando do Twitter p/ outro site. Tb estou aprendendo a linkar sites, postar noticias e tal
Ainda tenho muito que aprender sobre esta ferramenta, mas um "vicio" eu já peguei... abreviar as palavras e substituí-las por símbolos para que eu consiga terminar um pensamento em apenas 140 caracteres (ou menos qdo é um "Reply" - resposta).
Depois surgem as ONG's preocupadas com o destino da língua e o futuro da alfabetização... Affe! Nem quero pensar nisto.
Já falei demais por hoje...texto grande ninguém lê; ainda mais Twitteiro! rs